O que é Cannabis Medicinal?

Desvendando a planta, seus compostos ativos e a interação com o nosso organismo através do Sistema Endocanabinoide.

O que é Cannabis Medicinal?

A Cannabis Sativa L. é uma planta utilizada há milênios por suas propriedades medicinais. O termo "Cannabis Medicinal" refere-se ao uso terapêutico da planta e de seus compostos ativos, conhecidos como canabinoides, para tratar ou aliviar sintomas de diversas condições de saúde.

A cannabis medicinal é utilizada para diversos fins terapêuticos, incluindo controle de dor, redução de náuseas, estímulo de apetite, controle de convulsões, entre muitos outros. Seu status legal varia entre países e regiões.

O Sistema Endocanabinoide (SEC)

Nosso corpo possui um sistema complexo chamado Sistema Endocanabinoide (SEC), composto por receptores (CB1 e CB2), endocanabinoides (produzidos pelo próprio corpo, como a anandamida) e enzimas. O SEC desempenha um papel crucial na regulação de diversas funções fisiológicas, incluindo:

Dor

Humor

Apetite

Sono

Memória

Imunidade

Inflamação

Digestão

Os canabinoides da planta (fitocanabinoides) interagem com esse sistema, modulando suas funções e produzindo efeitos terapêuticos.

Principais Canabinoides

A cannabis contém mais de 100 compostos, mas alguns são particularmente importantes para aplicações medicinais:

Canabidiol (CBD)

Não psicoativo, conhecido por suas propriedades ansiolíticas, anti-inflamatórias, anticonvulsivantes e neuroprotetoras. É o canabinoide mais estudado para fins medicinais.

Tetrahidrocanabinol (THC)

Principal composto psicoativo, responsável pela sensação de 'euforia', mas também com importantes propriedades analgésicas, antieméticas (contra náuseas) e estimulantes de apetite.

Canabigerol (CBG)

Não psicoativo, estudado por potenciais efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e neuroprotetores. Considerado o 'canabinoide mãe'.

Canabinol (CBN)

Levemente psicoativo, associado a efeitos sedativos e relaxantes. É formado pela degradação do THC e mais comum em plantas envelhecidas.

Os medicamentos à base de cannabis podem conter um único canabinoide isolado (como o CBD puro) ou uma combinação de vários compostos (chamados de "espectro completo" ou "amplo espectro").

Terpenos

São compostos aromáticos encontrados na cannabis e em muitas outras plantas. Eles não apenas conferem o cheiro e sabor característicos de cada variedade (strain), mas também podem interagir com os canabinoides, modulando e potencializando seus efeitos terapêuticos.

Mirceno

Aroma

Terroso, amendoado, herbal

Efeitos

Relaxante, sedativo, analgésico

Limoneno

Aroma

Cítrico, limão, refrescante

Efeitos

Elevação do humor, anti-ansiedade

Pineno

Aroma

Pinho, refrescante, bosque

Efeitos

Alerta mental, anti-inflamatório

Linalol

Aroma

Floral, lavanda, doce

Efeitos

Relaxante, ansiolítico, sedativo

Efeito Entourage (Comitiva)

A importância da sinergia

Acredita-se que a ação conjunta de diversos canabinoides e terpenos presentes na planta (produtos "full spectrum" ou "broad spectrum") pode ser mais eficaz do que o uso de canabinoides isolados, devido à sinergia entre os compostos.

Este efeito sinérgico é especialmente importante na cannabis medicinal, pois ajuda a potencializar os benefícios terapêuticos e, em alguns casos, pode reduzir efeitos indesejados. Por esse motivo, muitos prescritores recomendam produtos de espectro completo ao invés de canabinoides isolados para determinadas condições.