Termo amplamente utilizado em inglês e espanhol para se referir à Cannabis, especialmente em contextos recreativos. Originalmente uma gíria de origem mexicana/espanhola (“mariguana” ou “mariguana”), o vocábulo ganhou proeminência nos EUA nos anos 1930 durante campanhas anti Cannabis – autoridades adotaram “marihuana” para associar a droga aos imigrantes mexicanos e ao 80 sentimento xenófobo da época . Assim, a palavra se popularizou internacionalmente. “Marijuana” ou “marihuana” significa basicamente a mesma coisa que Maconha: as partes secas e preparadas da planta Cannabis usadas para fumar ou outros fins psicoativos. Em espanhol, os países usam *marihuana* ou *mariguana* similarmente. Atualmente, em textos científicos ou regulamentações nos EUA, é comum o uso de “Cannabis” em vez de marijuana, para evitar conotações negativas ou imprecisas (afinal, o termo “marijuana” não distingue usos medicinais). Ainda assim, a palavra permanece muito difundida – 14 por exemplo, fala-se em “medicinal marijuana” nos EUA, “Ley de Marihuana Medicinal” em países hispanos, etc. Curiosidade: teoriza-se que “marijuana” possa derivar de combinação dos nomes “Maria” e “Juana” (equivalente a Maria Joana), mas a origem exata é incerta. Alguns acreditam que venha de uma gíria mexicana para um tipo de tabaco ou para uma intoxicação. Em português do Brasil, o termo “marijuana” não era comum popularmente, mas hoje é compreendido devido à influência cultural. A distinção entre “marijuana” e “hemp” (Cânhamo) em contextos de língua inglesa é que hemp refere-se às variedades industriais não psicoativas, enquanto marijuana são as variedades psicoativas de Cannabis.
Informação Importante
Este termo faz parte da nossa enciclopédia canábica, focada em cannabis medicinal. As informações apresentadas são baseadas em literatura científica sobre cannabis e têm caráter educativo. Consulte sempre um profissional de saúde para orientações específicas sobre tratamentos com cannabis medicinal.
Termos Relacionados
Gênero botânico monotípico cuja única espécie amplamente reconhecida é *Cannabis sativa* L., embora haja debate taxonômico sobre subdivisões em *indica* e *rude...
Variação da planta Cannabis sativa cultivada para fabricação de bens de consumo (papel, corda, tecido, óleos). Contém níveis muito baixos de THC.
Nome popular da planta Cannabis sativa L..
Sigla para **Sistema Endocanabinoide**, rede de receptores, ligantes endógenos e enzimas que mantém a homeostase corporal. Ver **Sistema Endocanabinoide**.